Qual a vantagem de ter uma cerveja com a marca do seu restaurante?

Qual a vantagem de ter uma cerveja com a marca do seu restaurante?

Rótulos próprios estão presentes no mercado como forma atrativa que fortalece vendas e, também, marketing do estabelecimento. Mas qual a vantagem de ter uma cerveja com a marca do seu restaurante, para os negócios?

É bastante evidente o crescimento no mercado de cervejas artesanais no Brasil. Para se ter uma ideia dessa curva, segundo dados da Abracerva: em dez anos, as cervejarias do gênero no país passaram de 70 para 700!

Se formos tomar como exemplo apenas o ano de 2018, foram 185 novas fábricas registradas no país – um crescimento de 35%!

Mas o Blog da CMV não vai tratar sobre essa alta, apenas. Vamos falar sobre uma tendência crescente em estabelecimentos como bares e restaurantes no Brasil, que é a aquisição de uma cerveja com a marca do seu restaurante no rótulo.

Uma cerveja com a marca do restaurante

Um bom exemplo para falar desse assunto está na zona norte de São Paulo, no badalado restaurante Mocotó. Em reportagem do Paladar Estadão, divulgada no site da Abrasel, o estabelecimento relatou que a cerveja mais vendida da casa é, justamente, a Empório Mocotó.

O rótulo próprio é responsável pela saída de 700 litros por mês, em todas as suas unidades.

Esse é não é um caso único – ter uma cerveja com a marca do seu restaurante já faz parte do dia a dia de nomes estabelecidos no mercado, como Figueira Rubaiyat, SAL Gastronomia, Coco Bambu, etc.

Ter uma cervejaria dentro da casa?

Um rótulo próprio de um bar ou restaurante não significa que, nas dependências ou ligado ao estabelecimento, haverá uma estrutura de preparo de cervejas.

Na maioria dos casos, o que ocorre é o estabelecimento de uma parceria com uma cervejaria já estabelecida.

Os sabores e a receita da cerveja da casa pode ou não ter interferência dos proprietários. Em alguns casos, o produto é apresentado com uma fórmula já consolidada, no estilo que o dono escolher, e passa a ser engarrafada com o rótulo do restaurante.

Vantagem de um rótulo próprio

Existem diversas vantagens em associar sua marca a um rótulo próprio. “É fundamental que a cerveja seja de qualidade, é necessário que o produto agrade”, alerta o sommelier de cervejarias artesanais, Leonardo Cipriani. “A escolha da cervejaria que vai produzir essa cerveja é importante, também, pois o cliente vai perguntar ao garçom de onde ela veio”, cita.

Uma boa fórmula está diretamente ligada à saída do produto nos cardápios. “Mas não é só isso, além das vendas, o rótulo próprio é uma poderosa ferramenta de marketing – sem mencionar que as garrafas também saem do restaurante, na forma de presentes, souvenirs etc”, enumera.

Uma sugestão dada pelo consultor para construir a “fama” da cerveja com a marca do restaurante é elaborar preços especiais ou promoções específicas com a garrafa da casa no happy hour, entre outras possibilidades.

E, é claro, Cipriani finaliza: “muita atenção ao servir uma cerveja com a marca do seu restaurante, além de um produto saboroso, ela carrega também o nome do seu negócio”.