Qual a vantagem de ter uma cerveja com a marca do seu restaurante?

Qual a vantagem de ter uma cerveja com a marca do seu restaurante?

Rótulos próprios estão presentes no mercado como
forma atrativa que fortalece vendas e, também, marketing do estabelecimento.
Mas qual a vantagem de ter uma cerveja com a marca do seu restaurante, para os
negócios?

É bastante evidente o crescimento no mercado de
cervejas artesanais no Brasil. Para se ter uma ideia dessa curva, segundo dados
da Abracerva: em dez anos, as cervejarias do gênero no país passaram de 70 para
700!

Se formos tomar como exemplo apenas o ano de 2018,
foram 185 novas fábricas registradas no país – um crescimento de 35%!

Mas o Blog da CMV não vai tratar sobre
essa alta, apenas. Vamos falar sobre uma tendência crescente em
estabelecimentos como bares e restaurantes no Brasil, que é a aquisição de uma
cerveja com a marca do seu restaurante no rótulo.

Uma cerveja com a marca do restaurante

Um bom exemplo para falar desse assunto está na zona norte
de São Paulo, no badalado restaurante Mocotó. Em reportagem do Paladar Estadão,
divulgada no site da Abrasel, o estabelecimento relatou que
a cerveja mais vendida da casa é, justamente, a Empório Mocotó.

O rótulo próprio é responsável pela saída de 700 litros por
mês, em todas as suas unidades.

Esse é não é um caso único – ter uma cerveja com a marca do
seu restaurante já faz parte do dia a dia de nomes estabelecidos no mercado,
como Figueira Rubaiyat, SAL Gastronomia, Coco Bambu, etc.

Ter uma cervejaria dentro da casa?

Um rótulo próprio de um bar ou restaurante não significa
que, nas dependências ou ligado ao estabelecimento, haverá uma estrutura de
preparo de cervejas.

Na maioria dos casos, o que ocorre é o estabelecimento de
uma parceria com uma cervejaria já estabelecida.

Os sabores e a receita da cerveja da casa pode ou não ter
interferência dos proprietários. Em alguns casos, o produto é apresentado com
uma fórmula já consolidada, no estilo que o dono escolher, e passa a ser
engarrafada com o rótulo do restaurante.

Vantagem de um rótulo próprio

Existem diversas vantagens em associar sua marca a um rótulo
próprio. “É fundamental que a cerveja seja de qualidade, é necessário que o
produto agrade”, alerta o sommelier de cervejarias artesanais, Leonardo
Cipriani. “A escolha da cervejaria que vai produzir essa cerveja é importante,
também, pois o cliente vai perguntar ao garçom de onde ela veio”, cita.

Uma boa fórmula está diretamente ligada à saída do produto
nos cardápios. “Mas não é só isso, além das vendas, o rótulo próprio é uma
poderosa ferramenta de marketing – sem mencionar que as garrafas também saem do
restaurante, na forma de presentes, souvenirs etc”, enumera.

Uma sugestão dada pelo consultor para construir a “fama” da
cerveja com a marca do restaurante é elaborar preços especiais ou promoções
específicas com a garrafa da casa no happy hour, entre outras possibilidades.

E, é claro, Cipriani finaliza: “muita atenção ao servir uma
cerveja com a marca do seu restaurante, além de um produto saboroso, ela
carrega também o nome do seu negócio”.