O outro lado do Delivery: desvantagens do serviço de entrega

O outro lado do Delivery: desvantagens do serviço de entrega

Como nem tudo são mil maravilhas, reunimos também
alguns pontos negativos apontados por donos de bares e restaurantes sobre os
serviços de entrega de refeições.

No artigo anterior do blog da CMV, enumeramos motivos e
vantagens para a implementação do serviço de entrega em bares e restaurantes.

Agora reunimos algumas questões que podem ser um
empecilho na hora de iniciar o delivery em seu estabelecimento.

Aqui estarão alguns temas que, em algum momento, já
foram indicados como pontos negativos por usuários e proprietários de bares e
restaurantes.

Normalmente,
quando abordamos dicas e sugestões nos textos do blog, é muito importante
deixar claro que, todo e qualquer posicionamento, depende da aplicação prática
na realidade de cada proprietário.

Isso quer
dizer que: O que pode ser uma desvantagem para um, não interfere no andamento
dos negócios de outro, por exemplo.

Selecionamos
alguns pontos:

Necessidade de planejamento

Essa questão
não pode ser considerada como uma desvantagem, mas uma premissa. É extremamente
importante ter o planejamento logístico e estratégico de todos as áreas do seu
estabelecimento que serão afetadas pelo delivery.

Abaixo estão
alguns setores que devem estar em perfeito alinhamento para que o delivery não
se transforme em uma dor de cabeça para o negócio.

  • estoque;
  • transporte, prestador de serviços,
    taxas de entrega;
  • área de entrega;
  • perfil do consumidor local e
    regional.

Desvantagens do uso de aplicativos

Dependência da internet

Esse é um ponto um tanto óbvio, mas que deve, sim, ser
levado em consideração. Tanto da parte do oferecimento e atualização de
produtos quanto, na outra ponta, nas solicitações do cliente.

Concorrência e igualdade

As plataformas digitais ou os chamados delivery online estão
abarrotados de restaurantes concorrentes – afinal, são a alternativa do
momento. Nesse sentido, seu negócio está inserido em um ambiente praticamente
de igualdade, com outros estabelecimentos do mesmo ramo, disputando clientes a
todo momento.

O fato de ter um layout fixo faz com que sua marca seja mais
uma em meio a tantas outras. Nessas horas, é importante trabalhar bem o
cardápio, a criatividade e as promoções. E, nesse caso, é fundamental fazer o
cálculo da sua iniciativa já extraindo a porcentagem que o app vai cobrar do
seu restaurante – geralmente 10%, 15% ou mensalidade.

Toda decisão administrativa do seu estabelecimento deve ser
tomada após uma cuidadosa análise entre os prós e contras. Pondere sobre as
vantagens e desvantagens de implementar o delivery em seu bar ou restaurante. E
boa sorte nos negócios!

Acesse o site da CMV para conhecer soluções em
tecnologia e gestão para bares e restaurantes.