5 dicas para evitar roubos no seu estabelecimento

5 dicas para evitar roubos no seu estabelecimento

Bares e restaurantes também são alvos da violência urbana, infelizmente. Este guia rápido mostra algumas pequenas medidas que podem fazer a diferença na hora de evitar roubos no seu estabelecimento.

Números divulgados pela Abrasel mostram um cenário preocupante sobre a proteção do patrimônio. Durante junho, dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública revelam que, de todas as ocorrências registradas no mês, 5% estão relacionadas com roubos em bares e restaurantes.

O Blog da CMV traz esse assunto como tema para alertar proprietários e gestores sobre a segurança e, ainda, proporcionar algumas dicas para evitar roubos no seu estabelecimento.

Guia para evitar roubos e furtos no bar ou restaurante

Uma reportagem recente no site Terra trouxe alguns detalhes que são recomendados a donos de negócios para a prevenção desse tipo de ocorrências.

Selecionamos algumas para que você possa comparar com sua rotina e, se for o caso, colocar em prática. Tome nota:

Entrada única

Por vários motivos, entre eles a segurança, é importante que o estabelecimento mantenha apenas uma entrada. Fica mais fácil controlar o acesso e pode servir como um obstáculo para possíveis crimes.

Posição do caixa

É uma sugestão até óbvia, mas vale a pena ser ressaltada. A bancada com o caixa do restaurante não deve ser visível para quem está na rua. A orientação é que esse dispositivo nunca fique muito perto da porta ou de alguma saída.

Rotinas de valores

Apenas pessoas de confiança – e no menor número possível – devem conhecer as dinâmicas de movimentação de dinheiro no bar ou restaurante. Utilize locais seguros e discretos e procedimentos rígidos de segurança.

Gerenciamento de crises e emergências

É importante manter procedimentos internos de gerenciamento de crises e emergências. Entre esses pontos estão, por exemplo, telefones e canais de contatos da polícia e bombeiros.

Outra sugestão para ruas que concentram mais que um estabelecimento é a criação de grupos – tanto digitais quanto físicos –, seja para dividir experiências ou realizar uma vigilância compartilhada.

Não reaja

As orientações que a polícia dá para o cidadão nas ruas são as mesmas para casos em bares ou restaurantes, em uma possível situação de assalto.

Funcionários da equipe devem ser orientados, sempre, a manter a calma e nunca reagir. Atitudes impensadas costumam ter consequências negativas para funcionários e clientes.

Investimento em recursos de segurança

Dentro das possibilidades de orçamento da casa, é importante que o estabelecimento invista em recursos de segurança, como câmeras, alarmes, travas e outros dispositivos.

A CMV é uma empresa que reúne diversas soluções para seu estabelecimento, que combina tecnologia e experiência em gestão na otimização de procedimentos do dia a dia do seu negócio. Conheça nossos recursos no site.