4 maneiras de fidelizar clientes sem gastar muito dinheiro

4 maneiras de fidelizar clientes sem gastar muito dinheiro

Com essas
dicas, seu estabelecimento vai estar preparado para fidelizar clientes e fazer
com que eles retornem para consumir novamente em outra ocasião – e o mais
importante, sem que para isso tenha de ser feito grande investimento por parte
do gestor.

Quem
acompanha o Blog da CMV certamente já percebeu que, para conduzir um
estabelecimento, é preciso estar atento a uma série de desafios que podem
surgir na rotina diária.

Um deles
– e, talvez, um dos principais – é a questão da fidelização.

Fidelizar
clientes, em linhas gerais, significa proporcionar uma experiência tão
interessante que o faça voltar outra vez (e outra, e outra, etc.).

A era da experiência

Já faz algum tempo que a economia de um modo geral tem
focado seus holofotes na questão da experiência. Não basta ter um bom produto
ou serviço, mas também proporcionar um momento memorável ao consumidor.

E não se trata de um balcão de bar ou mesa de restaurante, é
uma característica que está presente em compras no e-commerce, numa prestação
de serviço em TI, numa loja de calçados, etc..

Diante dessa constatação, que é global, se faz necessário
tomar como exemplos essa tendência para fidelizar clientes em seu
estabelecimento. Aqui vão algumas dicas:

Dicas para fidelizar clientes sem gastar muito

Reunimos aqui algumas sugestões de boas práticas que podem
interferir no retorno certo do consumidor ao estabelecimento, com medidas que
não devem envolver grandes valores para o seu caixa.

1. Atendimento top

Até utilizamos uma gíria para mostrar, de forma direta, como
deve ser feito o contato entre sua equipe e os clientes.

Ser especial na forma de receber o consumidor é uma regra
primordial que serve para todos os dias em que o estabelecimento estiver em
funcionamento. Entretanto, no primeiro atendimento, esse contato deve ser ainda
mais marcante.

É preciso que o cliente enxergue uma casa bem organizada e
uma equipe entrosada, pronta para atender seus pedidos à mesa.

2. Saiba ouvir

Acredite, há um número muito grande de consumidores que têm
uma voz e gostariam de ser ouvidos.

Ao saber ouvir quem consome em seu estabelecimento, você
cria um forte canal de relacionamento para feedbacks.

São esses retornos que vão servir como termômetro ao gestor,
para saber em que pontos está acertando e errando.

3. Invista em relacionamento

Nesse caso, é o relacionamento que vai além do bom
atendimento – mas de ferramentas que possam intensificar essas características.

Hoje existem tecnologias com a possibilidade de aproximar o
cliente, que podem estar vinculadas, por exemplo, às redes sociais, e que vão
estabelecer essa conectividade com as pessoas que receberam seus serviços.

São formas de conhecer melhor o seu cliente, oferecer um
atendimento personalizado, ter acesso a seu histórico de pedidos, enviar
mensagens nominais e ainda ter uma métrica sobre sua satisfação.

4. Ofereça promoções

Em um mercado tão competitivo, ter promoções estratégicas
pode ser um diferencial para impactar o cliente – e ter a chance de
fidelizá-lo.

É claro que a promoção deve ser feita sob um rígido
planejamento. Ela deve ajudar na aproximação do público e ser algo positivo e
não o contrário – se transformar em prejuízo ou dor de cabeça para o gestor.

Utilize a inteligência de relacionamento – já citada entre
as dicas – para saber de forma mais precisa o que pode ser oferecido ao seu
perfil de cliente mais usual.

A CMV
possui um serviço de consultoria para donos de bares e restaurantes que buscam
boas práticas e acompanhamento para todos os setores da operação. Fale
conosco
e receba mais informações.